terça-feira, 9 de maio de 2017

A resistência do Solo



Geofix executa parede diafragma em solo com resistência acima de 50 golpes

Com corpo técnico qualificado e consistente, empresa fez a escavação utilizando perfuratrizes e guindastes hidráulicos

Estudo de caso: Obra de edificação comercial e residencial - Parque da Cidade / Chácara Santo Antônio, São Paulo



Proprietário da obra:
Não divulgado
Contratante: Odebrecht Realizações Imobiliárias
Local da obra: Chácara Santo Antônio, São Paulo
Data de execução do serviço (parede diafragma): Início: Setembro de 2011 / Conclusão: Junho de 2012
Empresa que realizou o serviço: Geofix Fundações

DESCRIÇÃO DO LOCAL

Obra de edificação comercial e residencial localizada na Chácara Santo Antônio, São Paulo, em perímetro urbano e próximo ao Rio Pinheiros. O programa é marcado por sua área extensa, que abrange mais de 16 mil m², e terreno nivelado. No local, estava a antiga fábrica da Monark.

DESAFIO

O desafio estava em executar a parede diafragma até a cota de projeto, na qual grande parte da escavação precisava ser em solo de alta resistência e acima de 50 golpes. Ao mesmo tempo, foi necessário realizar a descida da armadura conforme a exigência técnica da obra, além da concretagem da lamela. Todos os serviços com rigoroso padrão de segurança do trabalho e meio ambiente.

Para atender este tipo de serviço a obra exigia equipamentos modernos, de padrão internacional, soluções e procedimentos eficientes, além de uma empresa composta de corpo técnico qualificado e consistente para acompanhar toda a operação.

SOLUÇÃO

Ficou a cargo da Geofix, referência na engenharia de fundações e geotécnica, a realização de todo o processo. O método utilizado foi a moldagem in loco da parede diafragma, executada com diafragmadora hidráulica, guindaste auxiliar de 80 toneladas e central recicladora / floculadora de lama bentonítica.



“Nessa obra encontramos um solo muito resistente. Para alcançar a cota de ponta exigida no projeto, apostamos no método de ‘furo de alívio’, com equipamento de hélice contínua até atingir a cota de fundo da parede. Isso foi executado em duas frentes de serviço simultâneo, sendo que cada uma foi composta por uma perfuratriz e um guindaste. Assim, conseguimos cumprir o cronograma da obra em nove meses”, explica Adriano Santos, engenheiro da Geofix.

DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS

Com grande multiplicidade de aplicações, como escavações provisórias ou permanentes (estações, subsolos de edifícios, casa de bombas), obras portuárias e barragens , as paredes moldadas no solo são cortinas executadas que possibilitam o preenchimento de concreto numa trincheira aberta no terreno que, por sua vez, é mantida estável com o auxílio de uma lama especial. O processo permite uma execução sem vibrações e sem ruído das estacas, atravessa camadas de grande resistência, entre outras vantagens.


Veja também outros destaques da Geofixno Portal AECweb






Obra de expansão de hospital contou com maquinários modernos e serviços especializados oferecidos pela Geofix

Nenhum comentário:

Postar um comentário