Fórum
Urbanístico da Convenção Secovi-SP debate diretrizes globais e nova cultura
Ausência de visão de futuro é desastrosa para o
desenvolvimento urbano, afirma especialista
Fabiana
Holtz
30/Agosto/2016
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Com o objetivo de disseminar o conceito de uma nova
cultura urbana, a Convenção Secovi-SP promoveu um extenso debate sobre o tema
durante o Fórum Urbanístico l, realizado nesta segunda-feira (29). Para
analisar as diretrizes globais para o planejamento urbano, o evento reuniu
Cláudio Bernardes, presidente do conselho consultivo do Sindicato da Habitação
do Estado de São Paulo (Secovi-SP), o arquiteto Arthur Parkinson, diretor
presidente da Parkinson Desenvolvimento Imobiliário e o urbanista Carlos Leite,
membro do Núcleo de Estudos Urbanos de São Paulo.
Presente nas discussões internacionais sobre
soluções para o desenvolvimento das cidades de maneira sustentável, humana e
planejada, Bernardes apresentou os 10 princípios para uma nova agenda urbana.
"As cidades são verdadeiros motores de mudanças. Para
funcionar, o planejamento urbano deve ter como centro as pessoas. Em um momento
de eleições municipais acredito que é importante reforçar esses
princípios", acrescentou.
A questão será foco da terceira
Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano
Sustentável (Habitat III), que acontecerá em Quito, entre 17 e 21 de outubro. A
última edição do encontro ocorreu em Istambul (na Turquia), em 1996.
Parkinson, por sua vez,
apresentou um retrato do caos urbano, suas causas e propôs soluções. "A
ausência de visão de futuro, de pensar no longo prazo, com ações
implementadas passo-a-passo e
pactuadas com todos é desastrosa para o desenvolvimento urbano."
O arquiteto anunciou também que o
projeto da cartilha "Por uma nova cultura urbana", nascido em 2014,
está concluído. Produzida em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da
Construção Civil (CBIC), Senai e o Instituto Jaime Lerner (IJL), a publicação
visa auxiliar as prefeituras no planejamento urbano. "É preciso mudar de
rumo para evitar a catástrofe. O que o nosso setor pode fazer? Nós podemos e
devemos ajudar, e muito. É o momento de nos reposicionarmos", afirmou.
A proposta de planejamento
apresentada por Parkinson é estruturada em 30 anos, ou seis gestões, com o
desenvolvimento de planos de mobilidade, de bairro e zoneamento (parâmetros
urbanos). Nesse contexto, a gestão é fiscalizada de forma a garantir a
continuidade do projeto. "Uma nova cultura urbana irá nos levar a uma
cidade mais amiga. É gente nas ruas, nas calçadas, com a integração de todos os
modais", concluiu.
Otimista, o urbanista Carlos
Leite abordou detalhes do plano estratégico de Desenvolvimento Urbano Orientado
pelo Transporte (DOT) criado para a região de Alphaville, Barueri e Santana de
Parnaíba. O projeto tem uma visão de futuro de 40 anos. Isso significa que
estará completamente implantado na década de 2050. "Existem muitas
autoridades de municípios interessadas em implantar esse modelo de urbanização
em suas cidades, mas não há capacitação", lamentou.
Leite elogiou o surgimento de
mecanismos interessantes e inovadores para promover o DOT. Entre os
instrumentos urbanos inovadores, o urbanista citou planos diretores
contemporâneos, PPPs urbanas simplificadas; operações urbanas concentradas;
Projetos de Intervenção Urbana (PIU) e planos estratégicos com visão de futuro.
Agenda urbana
A nova agenda urbana que será
apresentada na Habitat lll apresenta 165 recomendações. Entre outros pontos, o
documento pede que a Habitação seja tratada como uma das maiores prioridades
para os governos nacionais e que a informalidade da moradia urbana seja
reconhecida como um resultado da falta de habitação a preços acessíveis.
Pelo novo
conceito de urbanização, as cidades devem ser:
1 -
Socialmente inclusivas e envolventes;
2 -
Acessíveis e equitativas;
3 -
Economicamente vibrantes e inclusivas;
4 -
Administradas coletivamente e governadas;
5 -
Promover um desenvolvimento territorial coesivo;
6 -
Regenerativas e resilientes;
7 - Ter
pessoas que compartilhem os mesmos princípios e tenham o senso de pertencimento
local;
8 - Bem planejadas,
estruturadas para pedestres/ciclistas e ter transporte público
eficiente;
9 -
Seguras, saudáveis e promover o bem-estar;
10 -
Aprender e inovar.
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