Produção
em série dos módulos de concreto pede rigor no içamento e posicionamento das
peças. Conheça a barreira utilizada na Tamoios
Dirceu
Neto
Edição
72 - Julho/2017
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Vista do perfil da peça pré-moldada de concreto.
A conexão dos módulos é feita por estrutura metálica
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O QUE É
A barreira pré-moldada NJ100,
amplamente utilizada na Rodovia dos Tamoios, não tem sido mais fabricada pela
Segurvia. O produto que a substitui agora é o Segur ET100. Segundo explica
Eduardo Di Gregorio, diretor da empresa, são modelos parecidos, mas o perfil de
rolagem embaixo da estrutura é diferente devido a um aperfeiçoamento após crash
testes realizados na Itália. 'Esse produto novo tem a função de mover a roda,
projetando o veículo sobre a estrutura e o redirecionando novamente para a
pista', afirma o diretor. O Segur ET100 é formado pela mesma estrutura que o
NJ100: concreto pré-moldado de alto desempenho na quantidade de 1,5 m³ e 117 kg
em barras de aço, o que dá um peso total de 3.700 kg. O componente tem 1 m de
altura e 6,20 m de comprimento. A parte superior possui 0,15 m de largura e a
base tem 0,62 m de largura, conferindo à estrutura um formato de uma letra T ao
contrário. Cada módulo possui quatro passagens de água para drenagem da via.
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