domingo, 27 de dezembro de 2015

Grandes obras, grandes ideias

Ampliação da Ponte sobre o Rio Tietê é construída em técnica balanço sucessivo
SH oferece tecnologia para 110 metros da ponte



A ampliação da ponte sobre o Rio Tietê foi executada pela Engenharia e Construções CSO, na cidade de Guarulhos, região do Parque Ecológico do Tietê. Trata-se de uma das obras previstas no contrato de concessão da Ecopistas, empresa administradora da rodovia Ayrton Senna em São Paulo, com o objetivo de auxiliar o acesso para o Aeroporto Internacional de São Paulo, através da Rodovia Hélio Smidt.
A ponte tem extensão total de 250 metros, sendo 110 metros em balanço sucessivo entre pilares e 140 metros executados em apoio no solo, com 70m em cada margem.
De acordo com Erick Silva de Barros, engenheiro de desenvolvimento da SH, a construção do trecho de contrabalanço escorado sobre solo foi realizada de novembro de 2014 a junho de 2015, e o trecho em balanço sobre o rio aconteceu de junho a outubro de 2015. “O tempo total entre início das fundações e concretagem durou 11,5 meses”, conta Erick.
DESAFIO
Com um rígido cronograma de realização, a obra necessitava de várias soluções tecnológicas completas, para balanço sucessivo, fôrmas, escoramentos, blocos de fundação, com atendimento aos prazos de execução, precisão geométrica com baixos índices de deformação e assistência técnica integral durante toda a obra. “A montagem dos equipamentos e movimentação dos carros de avanço precisavam ser feitas dentro dos prazos estabelecidos pelo cronograma da obra”, lembra Erick.
A técnica em Balanço Sucessivo é bastante difundida no Brasil. O método é comumente utilizado em situações nas quais o escoramento apoiado no solo torna-se inviável por diversos motivos, como grandes vãos sobre água, execução de obras sobre vias urbanas, onde não há possibilidade de interdição de trânsito, obras em grandes alturas, o que torna o custo do escoramento apoiado muito elevado, ou ainda, solo sem condições de apoio para o escoramento.
SOLUÇÃO
SH forneceu, dentro dos prazos estabelecidos, os equipamentos para o trecho em balanço sucessivo que, no vão central, teve extensão de 110 metros compostos por 13 segmentos. As aduelas, como são chamadas, tiveram os comprimentos de 3,0 e 4,50 metros e a de fechamento com 2,0 metros. Além disso, a empresa também ofereceu soluções para os blocos de fundação, pilares, contrabalanço e aduela de disparo.


As alturas das aduelas variaram de 3,0 a 5,90 metros. Executadas in loco, cada ciclo de concretagem durou, em média, cinco dias divididos em duas etapas. A primeira, somente a laje inferior e, a segunda, paredes e laje superior. Equipamentos como Torre LTTTorre LTT ExtraModex®SH, Perfil AL e fôrma Concreform SH® foram utilizados no trecho de contra balanço e nas aduelas de disparo e, para a execução do trecho em balanço sucessivo, foram utilizados o Carro de Avanço BS e a fôrma Multiform SH®.
A montagem de cada carro de avanço durou, em média, 18 dias corridos e foi realizada com utilização de guindastes, caminhões munck e as treliças montadas sobre o trecho já concretado da ponte (aduela de disparo) e ancoradas na estrutura. Todos os outros elementos constituintes do conjunto foram pré-montados no solo ao lado dos pilares e içados posteriormente com guindastes para sua posição final.
“Os produtos possibilitaram que a obra fosse executada dentro do cronograma previsto, com poucas variações geométricas em relação ao projeto”, ressalta Erick. “Além disso, a assistência técnica da SHem tempo integral durante toda a execução da obra fez a diferença. Todas as etapas foram acompanhadas de perto por engenheiros e técnicos da SH até a entrega final da estrutura”, completa.
Para ele, todas as soluções utilizadas pela SH na obra foram dimensionadas para se obter a melhor relação entre peso e resistência, gerando equipamentos com mais capacidade de carga e elevadas resistências e reduzindo a quantidade de mão de obra necessária, além de custos de locação de guindastes.
PRODUTOS
Multiform SH®sistema de formas para parede, pilares, geometrias especiais, como pontes e viadutos, e estruturas complexas, como túneis e vãos maiores. O equipamento é formado de Perfis U laminados, unidos entre si com espaçadores, e vigas SH 20 fixas com grampos especiais.

Torre LTT: permite a montagem de torres com modulações de 0,75 X 1,25m a 1,00 X 2,50m para carga de até 12 toneladas. A Torre LTT Extra segue os mesmos princípios da torre de carga LTT, se destacando pela versatilidade de tamanhos combinado com a facilidade de montagem em função do sistema quadro /cruzeta, porém com algumas melhorias, sendo uma delas, a resistência dobrada.

Concreform SH®: sistema composto por painéis em chassis de aço galvanizado forrados com compensado plastificado, conectados com apenas três grampos que os unem e alinham simultaneamente, dispensando perfis extras. Leve e ao mesmo tempo rígido, pode ser movimentado manualmente ou com auxílio de grua. Extremamente fácil de manusear, o Concreform SH® permite a redução de até 70% da mão-de-obra necessária para montagem e desmontagem da fôrma.

Modex® SHComposto por torres com travessas e diagonais unidas por rosetas e modulação a cada 50cm, o Modex® SH pode ser montado em qualquer dimensão e duas travessas fixadas em qualquer direção. Sua versatilidade permite a montagem da torre em formas circulares e poligonais, e sua utilização em qualquer modulação facilita a distribuição de carga. O sistema de encaixes das travessas e diagonais confere ao conjunto estabilidade e absoluta segurança. Aplicado em escoramentos, andaimes de fachadas, arquibancadas.

DESCRIÇÃO DA OBRA

Consórcio responsável:Engenharia e Construções CSO
Local da obra:Guarulhos (SP)
Data da obra:2015
Produtos:Multiform SH®; Torre LTT; Concreform SH®; Modex® SH.

Nenhum comentário:

Postar um comentário