terça-feira, 11 de agosto de 2020

Produção industrial cresce em 14 locais em junho, diz IBGE

 

Maiores altas foram observadas nos estados do Amazonas e Ceará 

Homem usando máscara de proteção trabalha numa usina siderúrgica. 2/3/2020. China Daily via REUTERS 

A produção industrial cresceu em 14 dos 15 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na passagem de maio para junho deste ano. As maiores altas foram observadas nos estados do Amazonas (65,7%) e do Ceará (39,2%), de acordo com dados da Pesquisa Industrial Mensal divulgados hoje (11).

Também tiveram crescimento acima da média nacional (8,9%) os estados do Rio Grande do Sul (12,6%), de São Paulo (10,2%) e Santa Catarina (9,1%). Completaram a lista dos estados com alta na produção Minas Gerais (5,8%), Paraná (5,2%), Pernambuco (3,5%), Pará (2,8%), Goiás (0,7%), Rio de Janeiro (0,7%), Bahia (0,6%) e Espírito Santo (0,4%).

A Região Nordeste, única a ter a produção de todos os estados calculada de forma conjunta, cresceu 8%. Mato Grosso foi o único local com queda (-0,4%).

Outros tipos de comparação

Na comparação com junho de 2019, 12 dos 15 locais pesquisados tiveram queda na produção, com destaque para Espírito Santo (-32,4%) e Ceará (-22,1%). Os três locais com alta foram Pernambuco (2,8%), Mato Grosso (1,6%) e Goiás (5,4%).

No primeiro semestre do ano, houve redução em 13 dos 15 locais, na comparação com o mesmo período do ano anterior. As maiores quedas foram observadas no Ceará (-22%), Espírito Santo (-20,8%) e Amazonas (-19,6%). Rio de Janeiro (2,3%) e Goiás (0,9%) foram os únicos locais com alta.

Já no acumulado de 12 meses, foram observadas quedas em 12 locais, com destaque para o Espírito Santo (-19,6%). Os estados com alta na produção foram Rio de Janeiro (4,4%), Goiás (2,2%) e Pará (0,4%).

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Edição: Valéria Aguiar


quinta-feira, 30 de julho de 2020

Obras de infraestrutura e mobilidade avançam em Ananindeua

Governo estadual garante serviços de drenagem, terraplanagem, pavimentação, calçadas e sinalização em 17 vias do município da Região Metropolitana de Belém

Em Águas Lindas e Guanabara, em Ananindeua, ruas têm melhor trafegabilidade o que permite rotas alternativas à BR-316

O Governo do Pará, por meio do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), segue com as obras de infraestrutura viária em dois bairros de Ananindeua, Águas Lindas e Guanabara, na Região Metropolitana de Belém. São 17 vias recebendo os serviços de drenagem, terraplanagem, pavimentação, calçadas e sinalização. 

Uma delas é a rua Tancredo Neves, onde a Cleide Guerra mora há 52 anos. É a primeira vez que o asfalto chega por lá. “Para fazer compras, tínhamos que trazer tudo nas mãos pois os carros não entravam aqui. Ficamos ilhados muitas vezes porque também não tinha como nenhum veículo entrar”, relembra a dona de casa.

Algumas vias beneficiadas com as obras de drenagem, pavimentação e calçamento, recebem esses serviços pela primeira vez

 


O projeto das obras foi revisado pela atual diretoria do NGTM, órgão responsável pela execução dos trabalhos. As intervenções vão permitir rotas alternativas viárias nas proximidades da BR-316.

Diretor geral do NGTM, Eduardo Ribeiro ressaltou a importância da obra na melhoria da mobilidade urbana dos bairros afetados pela requalificação da BR-316, inserção no tráfego da linha do BRT e também por causa da nova João Paulo II. "Estamos trabalhando na infraestrutura viária para dar mais condições de mobilidade interna na divisa entre Belém e Ananindeua”.

Pedreiro Joelson Ferreira não esconde a motivação de transformar a rua em que sua família sempre morou


As obras também contribuem para a geração de empregos nesses bairros. Joelson Ferreira é pedreiro e compõe a equipe de 38 trabalhadores que estão na etapa de terraplenagem e calçamento das ruas. Para o trabalhador, é gratificante poder ajudar a construir uma nova rua na via onde sua família mora. “Eu acho muito bom, é o lugar onde eu moro, onde meu filho mora e ver a rua crescer, se transformar com o meu trabalho é muito bom”, comemora Joelson.

As obras de drenagem estão avançadas, com 80% de conclusão, também as obras de terraplenagem nas ruas onde a primeira etapa já foi concluída. Seis vias já estão pavimentadas e sinalizadas, como a rua Francisco Lacerda. A previsão da conclusão dos serviços é para o mês de agosto.